Marcando os 55 anos de Brasília, o Instituto Cultural do Google fechou uma parceria com a Fundação Athos Bulcão (Fundathos) para disponibilizar parte da obra do artista em sua plataforma online.
Athos Bulcão foi um dos artistas mais emblemáticos a terem trabalhado na construção da imagem de Brasília. Muitas de suas obras – sobretudo os murais – são pioneiras no sentido de apresentarem uma estética carregada de implicações sociais e políticas: seus trabalhos são fruto de uma interação profunda entre o artista e a mão de obra que constrói a obra, isto é, o operário.
Esta é a primeira vez que a Fundação participa de uma exposição virtual, assim, a curadoria optou por disponibilizar, inicialmente, apenas os painéis de azulejos, privilegiando obras ligadas à capital federal. Farão parte do acervo do Google imagens dos painéis da Igrejinha, alguns do Itamaraty e também do Congresso Nacional.
O Instituto Cultural do Google já fechou parcerias com museus e instituições de importância mundial, como o Museu de Arte de São Paulo, o Musée d’Orsay (Paris), o Rijksmuseum (Amsterdã), a Fundação Nelson Mandela e a Pinacoteca de São Paulo.
As obras de Athos ainda não têm data oficial para serem disponibilizadas online, contudo, a Fundathos acredita que esta será uma ótima oportunidade de difundir o trabalho do artista carioca, cuja obra é tão relevante para o contexto arquitetônico, histórico e cultural brasileiro.
Referência: Correio Brasiliense